Mariana Salomão Carrara e Alexandre Alliatti conquistam o Prêmio São Paulo de Literatura 2023 em cerimônia realizada na noite de segunda-feira (27). O anúncio ocorreu na Biblioteca Parque Villa-Lobos, localizada no Alto de Pinheiros, na zona oeste da capital paulista.
Na categoria de Melhor Romance de 2022, Carrara foi a vencedora com a obra “Não fossem as sílabas do sábado” (Todavia Editora), enquanto Alliatti foi reconhecido pelo Melhor Romance de Estreia de 2022 com “Tinta branca” (Editora Patuá).
Cada um dos laureados recebeu o prêmio em dinheiro de 200 mil reais, constituindo a maior premiação individual em dinheiro para o segmento no Brasil. Além do montante financeiro e das estatuetas, os premiados terão a oportunidade de representar o Prêmio São Paulo de Literatura na Feira Internacional do Livro de Guadalajara.
A edição deste ano da premiação, realizada pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do estado de São Paulo, contou com um número recorde de 453 inscrições, abrangendo diversas regiões do Brasil e também de outros países, como Alemanha, Angola, Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Israel, Itália, Portugal, Rússia e Suíça.
Os finalistas do prêmio terão a oportunidade de participar, em 2024, de eventos literários, incluindo o Viagem Literária. O processo de avaliação ficou a cargo de um júri composto por Carlos Rogério Duarte Barreiros, Cida Saldanha, Claudia Abeling, Gênese Andrade, Ieda Lebensztayn, Jeferson Tenório, Karina Menegaldo, Luciana Araujo Marques, Luiz Rebinski e Whaner Endo.